Apoio a Famílias

Programa:

Na missão de combater o abandono de animais de estimação em Portugal, um dos principais objetivos da associação Animalife consiste em ajudar as pessoas e famílias carenciadas com animais de estimação. O programa de apoio a famílias carenciadas com animais de companhia foi criado em abril de 2012. A sua razão de ser é a necessidade de apoiar núcleos familiares que, em situação de pobreza e sem meios para poderem continuar a ter os seus animais, se veem obrigados a entregá-los nos Canis Municipais, nas Associações de Proteção Animal ou mesmo a abandoná-los.
Este é um programa que, em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as autarquias locais, identifica agregados familiares com carências económicas comprovadas e que tenham animais de companhia. Oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais, ou seja, alimentação, vacinação, esterilização e desparasitação.
O objetivo é ajudar o maior número possível de famílias carenciadas, mas, tendo em conta a limitação de recursos da associação, nunca será possível acorrer a todas as situações. Até porque existem mais de 120 mil famílias carenciadas registadas em Portugal. Por outro lado, segundo um estudo realizado pela Marktest em 2013, cerca de 39 por cento da população tem um ou mais cães, e 26 por cento um ou mais gatos. Em média, cada família nacional tem dois animais. Pelos estudos citados, acreditamos que existam nas famílias carenciadas mais de 90 mil cães e 63 mil gatos, que uma associação, sozinha, nunca conseguirá ajudar na totalidade. Para desempenhar esta missão imensa, todos os contributos e donativos são poucos, e os voluntários nunca serão suficientes.

A ajuda da Animalife às famílias acontece de duas formas diferentes. Quando procedemos à esterilização, fundamental para evitar o excesso de animais e para que não aumentem as dificuldades em satisfazer as suas necessidades. E, de uma forma continuada no tempo (e sujeita a revisão semestral), ao fornecer alimentação mensalmente, além de vacinações e desparasitações periódicas. Ao mesmo tempo, sensibilizamos os donos para as responsabilidades que implica ter um animal e para o conjunto global das suas necessidades. Nomeadamente, para a importância da esterilização como método de controlo da reprodução e prevenção do aparecimento de doenças.
 

Objectivos Gerais:

- Travar o aumento do número de animais de companhia abandonados na rua, entregues em associações de proteção animal (que já se encontram além do limite das suas capacidades) ou em centros de recolha oficial (ou seja, canis municipais, onde a forma mais comum de controlo da população de animais é o abate, eticamente questionável e economicamente dispendioso).

- Estimular uma melhoria da qualidade de vida das famílias: vários estudos internacionais indicam que os animais são, muitas vezes, a única e a última fonte de afeto e companhia para muitas pessoas isoladas e com vários tipos de carências. Têm, também o dom de contribuir para a harmonia familiar; em contrapartida, quando surge a impossibilidade de continuar a cuidar deles, esse pode tornar-se um novo fator de stress e tensão emocional.

- Promover um ambiente mais higiénico e saudável nesses lares, graças à vacinação, desparasitação e esterilização dos animais.

Como pedir ajuda a Animalife:

Podem candidatar-se ao apoio da Animalife as pessoas ou famílias que comprovem encontrar-se em situação de carência económica grave, nomeadamente que vivam com baixos rendimentos, em desemprego, situação de sem abrigo, com baixas reformas, em situação de auferir de rendimento social de inserção ou com elevado número de animais de estimação. As famílias podem candidatar-se à ajuda da Animalife através do preenchimento do formulário no menu à direita, em "Pedir Apoio" ou através telefone 707 309 233, nos dias úteis, das 11H00 às 19H00.
O apoio da Animalife está disponível em Lisboa e no Porto, embora estejam a ser criados núcleos noutras localidades.

Como ajudar a Animalife:

Para poder ajudar as famílias carenciadas que apoia, a Animalife precisa de ração para cão e gato, medicamentos para estes animais e bens como areia, mantas, brinquedos, trelas, comedouros, bebedouros e todos os tipos de produtos de que os animais necessitam. E, também, de donativos monetários, já que é através deles – ou da participação de algumas autarquias locais – que é possível proceder à esterilização, vacinação, desparasitação e identificação eletrónica dos animais sinalizados.

Testemunhos

  • Família Beneficiária

    "A minha Xao é a minha companhia, obrigada pelo apoio Animalife."

  • Ângelo Brito, voluntário Animalife

    "Esta é a Associação que consegue apoiar em simultâneo pessoas e animais"

  • Ana Maria Pedro, família beneficiária

    Sem ajuda não tinha como dar de comer aos meus cães.

  • Tiago Caetano, Design Binário

    "Sou um grande fã da Animalife e tento contribuir em todas as campanhas para ajudar esta nobre causa!"

  • Sérgio Guerreiro, família beneficiária

    "As coisas estavam complicadas e para não ter de desfazer dos meus animais, sabendo desta associação, pedi ajuda e até agora tem corrido tudo bem"

  • Beneficiária Animalife

    "Pedi uma migalha à Animalife, e vocês, anjos, deram-me um pão de Mafra bem grande e fofo. Obrigada."

  • Ana Jesus, voluntária Animalife

    "Fantástico! Um grande projecto. Parabéns!"

  • Carla Galvão, Sines

    "Agradeço em nome de todos os patudos que ajudam diariamente, muito obrigada! "

  • Andreia Teixeira, voluntária Animalife

    "Desde a causa à luta diária, estamos a crescer a olhos vistos e a conseguir ajudar cada vez mais animais :)"

  • Ana Caeiro, Lisboa

    "Parabéns pelo vosso empenho!"

  • Aida Carvalho, Guarda

    "Que linda iniciativa. Portugal sempre a dar bons exemplos! Parabéns!"