Notícia

Abertura de Centro de Atendimento da Animalife na Póvoa de Varzim

15.07.2019

A Animalife abriu mais um Centro de Atendimento. Desta vez, na Póvoa de Varzim. A primeira entrega de ração a famílias no local decorreu este fim-de-semana e assegurou a alimentação de 8 animais, de 4 famílias.

A cedência do espaço foi garantida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através de um protocolo estabelecido com a Animalife. Além disso, muitos dos equipamentos do espaço foram também cedidos pela autarquia. Desde secretárias a estantes, não faltaram condições para que a associação se pudesse estabelecer. O presidente da Animalife, Rodrigo Livreiro afirmou que “são medidas como estas que nos permitem combater o abandono de animais, de norte a sul do país”.

A autarquia irá realizar também a sinalização de famílias carenciadas que possam necessitar do apoio da associação para os seus animais, quer ao nível da alimentação e vacinação, quer ao nível da esterilização e desparasitação. Para esse efeito, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim conta com a colaboração das juntas de freguesia do concelho.  

No que diz respeito à divulgação do protocolo, as juntas de freguesia já começaram a distribuir folhetos e cartazes informativos. Com isto e “com um maior envolvimento das câmaras, irão começar a aparecer novos pedidos de ajuda, de modo a que possamos ajudar um maior número de pessoas e animais”, refere o presidente da Animalife.

Luís foi um dos primeiros utentes que recebeu o apoio da Animalife, este fim-de-semana, na Póvoa de Varzim e garantiu que “tendo este apoio, as pessoas não sentem tanta necessidade de dar ou abandonar os animais”. Luís é reformado por invalidez. Vivia com muitas dificuldades, até ser sinalizado pela junta de freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. A partir daí, começou a ser apoiado pela Animalife na alimentação dos seus cãezinhos: o Eco, a Estrela e o Mar.

O novo Centro de Atendimento da Animalife na Póvoa de Varzim deu origem a um final feliz para o Luís. Mas só o deu graças a todos os voluntários que asseguram as entregas, todos os meses, graças a quem nos apoia e contribui para que possamos ajudar a evitar o abandono destes animais e graças à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que se tem mostrado cada vez mais interessada nas questões de responsabilidade social.

Prova disso é a transformação da Praça de Touros da Póvoa de Varzim num pavilhão multiusos. “Há uma outra sensibilidade em relação às touradas, as novas gerações olham-nas de forma diferente, este ano já não se fizeram garraiadas nas festas académicas e a Câmara decidiu dar um novo uso àquela praça”, referiu Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.