Notícia

Não compre, adote!

24.02.2021

Optar pela adoção é a melhor decisão que se pode tomar quando se pretende integrar um animal na família. Ainda assim, lembre-se que este é um compromisso de longo prazo e que há alguns fatores importantes a ter em conta antes de avançar.

Por isso, aconselhamos que pondere:

  • Está pronto para assumir as despesas que envolvem ter um animal de estimação (identificação por microchip, registo e licenciamento, esterilização, compras de acessórios - tigelas para comida e água, cama, transportadora, brinquedos, coleira, trela...)?
  • Tem tempo para dedicar ao seu animal? 
  • Tem paciência para lhe ensinar as “regras da casa”?
  • Está preparado para eventuais problemas de comportamento?
  • Está disposto a fazer alterações em casa (como pôr plantas e decorações tóxicas fora do alcance do animal ou cercar o jardim de forma a criar um espaço seguro para um cão)?
  • Na família, todos concordam com a adoção?
  • Tem outros animais de estimação? Nesse caso, está disposto a investir tempo e paciência no processo de introdução de um novo membro na família?

Se a sua resposta foi sim a tudo, está pronto para avançar.

Há sites onde pode consultar os animais disponíveis para adoção, como o adopta-me. Em alternativa, contacte uma das muitas associações ou Centros de Recolha Oficiais/canis municipais que têm animais disponíveis para adoção e marque uma visita. Saiba que, em muitos casos, são mesmo os animais que nos escolhem. Por isso, vá preparado para trazer para casa um amigo completamente diferente daquele que idealizou.

Se, posteriormente, se tornar Apoiante Animalife, não só nos ajuda a assegurar uma vida melhor aos mais e 60 mil animais que apoiamos como poderá beneficiar de um conjunto e descontos oferecidos por parceiros de diversas áreas, incluindo clínicas veterinárias e pet shops. Para mais informação, consulte www.animalife.pt/pt/doacao