Portugal tem mais de 335 entidades de apoio animal. Na sua grande maioria, dedicam-se exclusivamente ao acolhimento e adoção: recolhem animais errantes ou que as pessoas abandonam, cuidam deles e tentam promover a sua adoção.
A experiência no terreno, revela-nos que a maior parte destas associações apresenta estruturas deficitárias, tanto ao nível das instalações, como dos meios ou até mesmo da mão-de-obra, recorrendo frequentemente em exclusivo ao trabalho de voluntários.
O Programa de Apoio a Associações da Animalife pretende ajudar estas entidades a assegurarem o bem-estar dos animais que têm a cargo, disponibilizando os seguintes apoios: vacinação, esterilização, identificação eletrónica e desparasitação. Estas ajudas variam ao longo do ano, estando sempre condicionadas pela capacidade financeira da Animalife.
Ao mesmo tempo, através do Banco Solidário Animal (BSA) – a maior recolha de alimentos e de outros bens de primeira necessidade para animais realizada no país –, a Animalife consegue garantir a alimentação de milhares de animais ao cuidado destas entidades. A ração angariada por cada uma das associações/grupos nas lojas que lhes são atribuídos é recolhida diretamente por essa mesma associação/grupo e destinada aos animais a seu cargo.
No segundo semestre de 2019, ainda no âmbito do Programa de Apoio a Associações, a Animalife lançou um projeto-piloto dedicado à distribuição de apoio alimentar animal aos protetores de colónias dos distritos de Lisboa e do Porto. Apoiamos atualmente perto de 65 protetores com entrega regular de ração para gato.
- Tornar possível uma melhor qualidade de vida para os animais que estão a cargo das associações.
- Contribuir para o aumento do número de adoções.
- Levar a que as associações possam ajudar mais animais, conseguindo que estes encontrem mais rapidamente uma nova família e aumentando assim a rotatividade dos abrigos.
- Promover em quem lidera as associações a aquisição de competências que tornem mais fácil levar a cabo o seu trabalho.
- Facilitar o acesso das associações a campanhas de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais.
- Podem candidatar-se ao Programa de Apoio a Associações da Animalife associações legalmente constituídas, grupos de apoio animal e protetores individuais, devendo fazer prova do tipo de entidade;
- Todos os protetores de colónias que queiram beneficiar do apoio da Animalife devem estar sinalizados e ter implementado o programa CED (Capturar - Esterilizar - Devolver).
Para poder ajudar as famílias que apoia, a Animalife precisa de alimentação para cão e gato, medicamentos para animais e outro tipo de bens, como areia, mantas, brinquedos, trelas, comedouros ou bebedouros.
Aceitamos igualmente donativos em dinheiro – são eles que nos permitem assegurar grande parte dos procedimentos veterinários - esterilização, vacinação, desparasitação e identificação eletrónica - aos animais sinalizados.