Press Clipping

Mais abandono e menos adopção de animais em tempo de pandemia

02.02.2021

Confrontada diariamente com questões relacionadas com eventuais variações do número de animais abandonados desde o início da pandemia de Covid-19, a Animalife decidiu efectuar um novo inquérito junto de mais de 200 associações de protecção animal do país. As conclusões deste segundo estudo não deixam dúvidas: o abandono de animais subiu significativamente na sequência da pandemia, ao passo que o número de adopções desceu.
 

Este inquérito segue-se a um primeiro, realizado no final de Março, logo no início da pandemia, sendo que a Animalife procurou auscultar quais as principais dificuldades sentidas no terreno pelas associações, tendo em vista estudar novas formas de apoio. As dificuldades económicas das famílias, a par com a incapacidade para garantir bens e serviços de primeira necessidade, como alimentação ou tratamentos médico-veterinários aos animais, são actualmente as duas grandes causas que levam ao abandono em Portugal.
 

À questão muito frequente nos últimos tempos “Houve efectivamente um aumento do número de abandonos na sequência da pandemia de Covid-19?”, a resposta é “Claramente sim”. A esta pergunta, quase 90% das associações responde afirmativamente, com apenas 11,4% a afirmar não ter registado um aumento do número de animais abandonados. A maioria das associações aponta para uma taxa de abandono entre os 10% e os 20%. Mas mais de 20% das associações admitem uma subida bem mais significativa – superior a 30%.

Leia a notícia completa aqui