Press Clipping

ANIMALIFE NO O BOCAGIANO

31.10.2016

O Banco Solidário Animal, organizado pela associação Animalife, reuniu mais de 17 toneladas de alimentos. A iniciativa decorreu nos dias 27 e 28 de Setembro e 11 e 12 de Outubro e contou com o apoio de voluntários nas lojas Continente/Modelo de Setúbal e com a solidariedade da população.

A Animalife é uma associação sem fins lucrativos de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental, que tem como finalidade auxiliar as instituições que acolhem animais errantes e fazem um trabalho de consciencialização junto da comunidade para os problemas de abandono, maus-tratos e controlo da população de animais domésticos.

A associação realiza e apoia iniciativas orientadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias carenciadas, designadamente através da supressão de carências alimentares ou de outro género a animais de companhia que estejam ao seu cuidado, evitando assim o abandono e o excesso de canis e abrigos de associações.

O Banco Solidário Animal (BSA) está no terreno desde 2012 e tem desenvolvido um trabalho com resultados positivos, verificando-se um aumento do volume de recolhas de alimentos e materiais, que nesta última campanha totalizou 210.865 quilos de ração, sendo 17.773 quilos, só no distrito de Setúbal, para além de dezenas de artigos de limpeza, brinquedos e acessórios para animais, que serão distribuídos entre as 10 associações e 26 famílias da região.

Nos últimos anos verificou-se um aumento nos pedidos de ajuda. A Animalife recebeu 178 pedidos de associações para participar nesta iniciativa, o maior número de sempre, para além de centenas de pedidos de ajuda de particulares, que aguardam aprovação após passarem pela fase de triagem.


Sobre a importância do trabalho de voluntariado neste tipo de acção, Andreia Teixeira, do departamento de comunicação da Animalife, diz que "o BSA depende a 100 por cento de pessoas que trabalham em regime de voluntariado para por a iniciativa a funcionar.

Andreia Teixeira refere que "sem os voluntários seria impossível que existisse esta iniciativa" e acrescenta que esta "é a maior campanha de recolha de alimentos em Portugal, em que existe uma união de todas as associações para a realização de um trabalho em equipa em prol do objectivo comum, representando a necessidade que todas as associações têm, independente da sua localização", onde participam mais de 2.000 voluntários locais, 18 coordenadores de distrito e 40 coordenadores locais.

A setubalense Bárbara Gonçalves, que participa pela terceira vez no BSA e é voluntária na associação Sobreviver, uma das associações beneficiadas por esta campanha, reforça o espírito solidário: "Para mim, o voluntariado é uma maneira de poder ajudar os animais, pois eles retribuem esse esforço com muito carinho. É gratificante".

Sobreviver luta há vários anos por um abrigo

A associação Sobreviver, situada em Setúbal, que desde 2003 tem uma constante preocupação com os animais de rua na região, também organiza outras acções durante todo o ano, a fim de suprir as necessidades do seu abrigo e promover a adopção dos 202 animais que estão sob os seus cuidados.

Actualmente, ainda enfrenta o problema da localização do abrigo: "Nós vivemos com medo de sermos despejados do local, isto pode acontecer a qualquer instante, pois o proprietário colocou o terreno à venda e ainda estamos à espera de uma solução da Câmara Municipal de Setúbal, que há anos prometeu-nos um espaço para a construção do nosso abrigo, mas até o momento não temos nada em concreto", sublinhou a presidente da associação, Sara Barrocas Alves.

Enquanto aguarda uma solução, a Sobreviver continua a trabalhar junto da população setubalense para conseguir uma melhor integração e bem-estar dos animais.

Por: Comboio das Palavras
Veja a notícia em: http://goo.gl/R5k1WI