Notícia

Precisamos de desparasitantes externos

30.04.2021

As infestações com parasitas externos – como pulgas e carraças – podem ocorrer em qualquer época do ano, mas têm um dos seus picos de incidência na Primavera. Desparasitar os animais de companhia, em especial os cães, é fundamental. Com o objetivo de ajudar o maior número possível de animais em risco, a Animalife promove em maio uma campanha de angariação de desparasitantes.

As pulgas são parasitas externos, de pequenas dimensões, que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Além do incómodo das picadas, alguns animais são alérgicos à saliva da pulga, manifestando dermatites pruriginosas difíceis de controlar. A infestação com pulgas ocorre muito facilmente, por exemplo durante um curto passeio à rua ou jardim. A pulga salta para o hospedeiro e, em poucos minutos, inicia a sua alimentação. À medida que se alimenta, reproduz-se, depositando ovos na pele do animal e na casa. Em ambiente doméstico, esses ovos poderão originar novas pulgas, perpetuando a infestação.

As carraças são parasitas que têm como hospedeiro preferencial o cão. Picam e fixam-se à pele, alimentando-se de sangue. São responsáveis pela transmissão de doenças graves, tanto aos animais como ao homem.

Prevenir é, por isso, fundamental. Existem diversos produtos que permitem controlar estes parasitas, sob a forma de pipetas, coleiras, comprimidos ou spray.

A desparasitação externa é um dos apoios que a Animalife presta regularmente aos animais das famílias e pessoas em situação de sem-abrigo inscritas nos seus programas de apoio social. Mas o crescente número de cães e gatos que ajudamos tem tornado cada vez mais difícil assegurar como gostaríamos este tipo de apoio.

Desparasitar externamente um cão custa, no mínimo, cerca de 7,5€ por ano e um gato aproximadamente 2,5€. Valores aparentemente baixos, mas difíceis de suportar quando multiplicados por milhares de animais.

Por isso, pedimos a sua ajuda. Durante o mês de maio, vamos estar a recolher desparasitantes externos, que poderão ser entregues diretamente nos nossos Centros de Atendimento de Lisboa e do Porto. Envie-nos um e-mail para geral@animalife.pt para combinar o melhor dia/hora para nos deixar o seu donativo. Se preferir, apoie-nos com uma doação aqui.

Obrigado por nos ajudar a ajudar!