Notícia

Donativo de 30 mil euros da Missão Continente

05.03.2021

Animalife ajuda a vacinar milhares de cães e gatos

A Animalife vai receber da Missão Continente 30 mil euros angariados com a venda da segunda edição do saco de compras solidário, que permitirão vacinar mais de 9 mil cães e gatos de associações de todo o país. O momento foi assinalado esta semana com a passagem de um cheque simbólico entre o Diretor do Continente do Colombo, David Milheiro, e o responsável pelas parcerias institucionais da Animalife, João Gonçalves. 

Desde o dia 4 de outubro de 2020, as lojas Continente venderam um total de 60 mil sacos solidários, cada um com o preço de 1€, em que metade do valor (0,50€) revertia para a causa da proteção animal.

Com este montante, a Animalife vai poder adquirir 6.500 doses de vacinação multivalente para cães (que protege contra as doeças esgana, parvovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza canina e leptospirose) e 2.990 doses de vacinação multivalente para gatos (que protege contra as doenças panleucopenia felina, calicivírus felino e rinotraqueíte viral felina). Serão administradas um total de 9.490 vacinas a animais acolhidos por associações de todo o país, inscritas no Programa de Apoio a Associações da Animalife, para proteger contra as principais doenças infetocontagiosas de cães e gatos. A Animalife assegurará a distribuição das vacinas, que serão posteriormente geridas pelas equipas veterinárias que colaboram com cada entidade, segundo calendário de vacinação a definir pelas próprias. 

Para Rodrigo Livreiro, presidente da Direção da Animalife, “este apoio é fundamental, especialmente numa altura em que tantas associações e famílias que apoiamos enfrentam sérias dificuldades para assegurar o bem-estar dos animais que têm a cargo. São iniciativas como esta que nos permitem continuar e, por isso, só podemos agradecer à Missão Continente.”

De acordo com um inquérito realizado o ano passado pela Animalife, junto de mais de 200 associações de proteção animal do país, 90% declarou que “houve, efetivamente, um aumento do número de abandonos na sequência da pandemia”. A taxa de abandono, segundo a maioria das associações, situa-se entre os 10% e os 20%, mas mais de 20% admite uma subida superior a 30%. A perda de rendimentos das famílias, veio impossibilitar muitas de manter os seus animais e assim agravar o problema do abandono animal em Portugal, sobrecarregando o trabalho das associações. 

Há quase uma década que a Animalife combate o abandono animal em Portugal, atuando diretamente sobre as suas causas e prestando apoio a pessoas carenciadas com animais de estimação a cargo, bem como a protetores individuais, grupos e associações de proteção animal.

 

Num período tão crítico como o que vivemos, o seu apoio é mais do que nunca fundamental.
Ajude-nos a levar ainda mais longe os apoios que regularmente prestamos – a famílias em situação de carência económica comprovada, a pessoas em situação de sem-abrigo e a associações e grupos de apoio animal –, fazendo-nos chegar o seu donativo.
Por mais simbólico que seja, acredite, contribuirá sempre para assegurar o bem-estar dos mais de 65 mil animais em risco que ajudamos diariamente.
Obrigado!