Notícia

Vidas do avesso

17.11.2020

Antónia é um dos muitos casos a quem a pandemia de COVID-19 deixou completamente sem chão. Trabalhava nas limpezas e, de um dia para o outro, viu-se sem rendimentos. O mesmo aconteceu aos restantes membros da família, atualmente todos desempregados.
 
Em plena fase de confinamento, foi a veterinária que segue os seis animais da família quem lhe falou na possibilidade de pedir ajuda à Animalife. Antónia entrou em contacto com a assistente social da zona onde reside e, em cerca de dez dias, estava a receber o primeiro apoio.
 
Os quatro gatos e duas cadelas da família contam desde março com alimentação seca e húmida, o que tem ajudado, “e muito” – nas palavras de Antónia –, a equilibrar o fraco orçamento familiar.
 
“Esta tem sido uma ajuda fundamental”, admite Antónia, para logo acrescentar: “Foi o melhor que podia ter acontecido aos nossos animais”.
 
A família de Antónia vive no concelho de Loures, com o qual a Animalife estabeleceu, no final do ano passado, um protocolo destinado a garantir a proteção de animais de pessoas em situação de carência económica comprovada.
 
Os pedidos devem ser feitos nas Juntas de Freguesia locais e são depois encaminhados para a Animalife, que avalia as reais necessidades de apoio em cada um dos casos.
 
Atualmente a associação apoia 16 famílias do concelho, num total de cerca de 80 animais ajudados.
 
O Programa de Apoio a Famílias (PAF) foi criado em 2012.  Tem por objetivo satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização, identificação eletrónica e desparasitação.

Ajude-nos a ajudar famílias como a de Antónia. Contribua para o PAF aqui.