Notícia

Morte trágica de dezenas de animais em incêndio que atingiu um canil

20.07.2020

A madrugada deste domingo ficou marcada pela morte trágica de dezenas de animais, vítimas de um incêndio que atingiu dois abrigos em Santo Tirso.
 
São inúmeros os relatos de voluntários e associações que foram impedidos de entrar no espaço privado da Associação Cantinho das Quatro Patas, pelas autoridades locais e pelas proprietárias dos abrigos.
 
É absolutamente inqualificável - e passível de responsabilidade criminal - que as pessoas responsáveis pelos abrigos não tenham retirado os animais e tenham impedido o acesso aos animais, por parte de voluntários e associações, que se disponibilizaram para ajudar, procurando assim evitar que os animais fossem atingidos pelas chamas.
 
A GNR garantiu “que as consequências trágicas deste fogo não tiveram qualquer correspondência com o facto de a guarda ter impedido o acesso ao local por parte dos populares” e que “a essa hora, já tinham sido salvos os animais que foi possível salvar”.
 
A Animalife recorda que esta Associação tem vindo a ser acusada de maus tratos e têm sido feitas inúmeras denúncias sobre o seu funcionamento, pelo que considera que a atuação das entidades locais agora verificada vem tarde.
 
O direito de propriedade não é um direito absoluto e tem de ceder quando em confronto com outros bens jurídicos protegidos no nosso ordenamento, como a vida e a integridade física dos animais.
 
De acordo com a Câmara Municipal de Santo Tirso morreram 54 animais (52 cães e dois gatos).
 
Do total de 190 animais vivos existentes nos dois espaços, o realojamento procedeu-se da seguinte forma:
 
- 113 animais foram realojados em canis municipais e associações, a saber: Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso, Canil Municipal de Matosinhos, “Associação Midas”, “Animais da Quinta”, “Cão Viver”, “Patudos”, “Cantinho do Tareco”, Hospital Santa Marinha, ”ASAAST”, “Maranimais”, Daniel Ribeiro, “Ama”, “Patinhas Sem Lar”, “Tareko e Patudos”, “Famavet”, Câmara Municipal de Valongo e Câmara Municipal de Vila do Conde;
 
- 77 animais foram realojados por particulares.
 
Foi criada, ontem, uma petição (https://bit.ly/PeticaoPublicaOnline) a pedir “justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do Canil Cantinho 4 Patas em Santo Tirso”.
 
A Animalife manifesta o seu pesar por todos os animais que perderam a vida em tamanha monstruosidade e agradece a todas as pessoas e associações que se mobilizaram para ajudar estes animais.
 
Queremos também informar que nos encontramos inteiramente disponíveis para ajudar com alimentação, devendo as associações e particulares que recolheram animais fazer o pedido para o nosso e-mail apoio@animalife.pt.