Notícia

​Ajudámos a Lolita

02.07.2020

Lolita é uma simpática gatinha preta com quase dois anos. Foi recentemente esterilizada ao abrigo do Programa de Apoio a Famílias (PAF) da Animalife. “Uma excelente ajuda”, nas palavras de Carla, a dona, especialmente nestes tempos em que a pandemia veio complicar, e tanto, a capacidade económica de muitas famílias.

Foi em dezembro que Carla contactou pela primeira vez a Animalife. Residente em Matosinhos, teve conhecimento da associação através de um amigo que já fez voluntariado no Banco Solidário Animal (BSA), a recolha de alimentos e outros bens de primeira necessidade que a Animalife promove três vezes por ano em supermercados e hipermercados de todo o país.

Com poucos recursos, Carla – que tem ainda uma outra gata, mais velha, já esterilizada – precisava de apoio para a esterilização de Lolita. “Não tinha possibilidades nenhumas de pagar este procedimento, que era urgente”, admite.

A pandemia de COVID-19, entretanto declarada, veio complicar a situação, com a data da intervenção a ter de ser adiada por diversas vezes. A esterilização acabou por se realizar na semana passada. E, tirando uma reação menos boa à anestesia, foi um sucesso. Lolita aproveitou a ida ao veterinário e foi ainda identificada eletronicamente, de acordo com o exigido pela legislação em vigor.

Carla não esconde a importância que este apoio representou. “Tenho de agradecer imenso à Animalife”, refere, reconhecendo que “de outra forma, não teria conseguido esterilizá-la”.

A esterilização constitui uma das principais estratégias no combate ao abandono de animais de estimação. O facto de se controlar a natalidade ajuda a reduzir o número de grandes ninhadas e, por conseguinte, o número de animais abandonados.

Esta é, por isso mesmo, uma das ajudas que a Animalife assegura no âmbito do PAF. Criado em 2012, este é um programa destinado a agregados familiares em situação de carência económica comprovada, com animais de companhia a cargo. Oferece um apoio que visa a satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização, identificação eletrónica e desparasitação.

Na Animalife, trabalhamos todos os dias para ajudar em casos como o de Lolita. Se, tal como nós, gostaria de fazer a diferença na vida de milhares de animais em risco, deixe-nos o seu apoio em https://animalife.pt/pt/doacao/.

Obrigado!