Notícia

Uma surpresa chamada Rocky

12.02.2020

Rocky entrou na vida de Paulo completamente de surpresa. Quando um dia foi chamado de urgência para ajudar uma vizinha com uma suposta inundação, deparou-se afinal com um cenário bem diferente. Esperava-o um cachorro enérgico, de olhos meigos, do qual desde então cuida como se de um filho se tratasse.

Apesar de ter estado algum tempo desempregado, Paulo trabalha há muitos anos na construção civil. Foi por isso que nem sequer hesitou quando uma vizinha lhe pediu ajuda com algumas reparações em casa. Como sempre gostou de animais – ao longo da vida teve vários cães –, não ficou indiferente à presença de um pequeno cão que por ali andava e, no final do trabalho, meteu-se com ele na brincadeira.

A vizinha apercebeu-se do carinho de Paulo para com o animal e decidiu surpreendê-lo. Uns meses depois, chamou-o a propósito de uma falsa inundação e o resto já sabem. Paulo recebeu Rocky de braços abertos e hoje – admite com carinho – é ele a sua grande e única companhia.

Filho de um labrador e de uma cadela sem raça definida, a Rocky, agora com pouco mais de um ano, não falta energia. Tem em permanência uma porta aberta para o quintal e entra e sai de casa quando quer.

Paulo fala com entusiasmo de todas as atividades que fazem em conjunto. Dos longos passeios que dão à noite, das horas que passam a jogar com uma bola de ténis, das brincadeiras em que rebolam “feitos doidos” pelo quintal e até das conversas em que lhe fala como se de um humano se tratasse. “Conto-lhe tudo como se fosse uma pessoa que estivesse ali”, admite emocionado.

Não esquece também o que se passou na passagem de ano, quando, por causa do barulho provocado pelo fogo de artifício, entrou em 2020 abraçado ao cão, ambos enrolados no mesmo cobertor, a única forma que encontrou de acalmá-lo.

A proximidade entre os dois não escapa a ninguém. É com orgulho que Paulo conta que no bairro onde vive todos estão habituados a vê-los juntos. E recorda, com tristeza, a altura em que Rocky esteve internado durante quase três semanas com parvovirose e do medo que teve de perdê-lo. “Viam-me tão em baixo que todos me perguntavam o que se passava comigo, se me tinha morrido alguém.”

Rocky recuperou e, há apenas alguns meses, ambos passaram a integrar Programa de Apoio a Famílias da Animalife. Paulo teve conhecimento da associação por intermédio de uma clínica veterinária onde levou Rocky na altura do tratamento. Desde então, além da alimentação regular, a Animalife já assegurou a esterilização, a identificação eletrónica e a desparasitação de Rocky.

“É, sem dúvida, uma grande ajuda”, reconhece Paulo, que para o Rocky nunca teve vergonha de pedir. Afinal, tem no cão o seu melhor amigo. “Para mim, só a presença dele é a minha felicidade.”

O Programa de Apoio a Famílias carenciadas com animais de companhia, que permite à Animalife ajudar em casos como a de Paulo e Rocky, oferece um apoio destinado a satisfazer as necessidades básicas dos animais, como alimentação, vacinação, esterilização e desparasitação.

Pode contribuir para este programa em  www.animalife.pt/pt/doacao. Em nome do Paulo, do Rocky e de outras famílias que apoiamos, o nosso obrigado.