Notícia

OS ANIMAIS NÃO SÃO PRENDAS DE NATAL

12.01.2015

Com o findar da época natalícia, conhecida por todos como uma época festiva, de alegria, entrega e dedicação, é importante reflectir acerca das adopções feitas durante esta altura. Não esquecendo a responsabilidade que assumimos e que colocamos nos outros, quando decidimos oferecer um animal como prenda de Natal.
​Adoptar um animal de estimação não pode ser uma atitude tomada por impulso, sem a devida atenção e reflexão, já que futuramente pode alcançar consequências indesejadas. Esta atitude tem de ser unânime a nível familiar, bem como ponderada acerca de necessidades e atenção, tempo e espaço, cuidados e alimentação, amor e respeito.

O abandono, os maus tratos, a falta de condições e um sem número de situações infelizes podem ser evitadas se o acto de adoptar surgir de forma sensata, com a consciência de que se está a assumir um compromisso para a vida, pois é uma vida que temos à nossa responsabilidade e que nos acompanhará durante largos anos.

Dignidade, amor e respeito poderá ser uma pequena fórmula para consciencializar e fomentar adopções responsáveis, basta para isso que saibamos que aquilo que iremos receber será sempre mais do que aquilo que poderemos ter de abdicar.