Notícia

O que é o bem-estar animal?

16.01.2020

Nunca como nos dias de hoje se falou tanto em bem-estar animal. Mas será que sabemos todos o que isso significa? Ou mesmo como é medido esse bem-estar? E como saber se o meu animal está bem?

O bem-estar animal pode ser definido como a satisfação completa das necessidades físicas e mentais. Tem como objetivo garantir que as necessidades básicas dos animais são cumpridas, até porque os animais vivem sob o domínio do ser humano e não é raro acontecer que não vivam em condições adequadas à sua espécie.

Até hoje, as 5 liberdades enunciadas pelo professor britânico Roger Brambell, na sequência de várias investigações às condições deploráveis em que viviam os animais de produção no Reino Unido nas décadas de 60/70 do século passado, continuam a ser a forma quantitativa por excelência para classificar o bem-estar animal.

Alargadas ao universo dos animais de companhia, essas liberdades são:

Estar livre de fome e sede

Os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter a sua saúde e vigor.

Estar livre de desconforto

O ambiente em que os animais vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e de descanso adequadas.

Estar livre de dor e de doença

Em termos de saúde, os tutores devem assegurar prevenção, diagnóstico rápido e tratamento adequado aos seus animais.

Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie

Os animais devem ter liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.

Estar livre de medo e de stress

Não é apenas o sofrimento físico que deve ser evitado. Os animais também não devem ser sujeitos a condições que os levem ao sofrimento mental, devendo evitar-se que fiquem assustados ou stressados, por exemplo.
É ao tutor que cabe assegurar o cumprimento destas liberdades. Só assim, poderá ter a certeza de estar a criar um animal feliz.