Notícia

Adoção é uma das formas de combate ao abandono animal

24.12.2019

Sabe que pode estar na sua mão ajudar a contribuir para o fim do abandono animal? Basta que, em vez de comprar, adote um animal de companhia.

A promoção da adoção confirma-se como uma das estratégias fundamentais para reduzir a população de animais abandonados. Mas infelizmente em Portugal os números são ainda desanimadores.

Apesar de todas as campanhas de promoção da adoção, dados da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) indicam que no ano passado foram adotados 15.628 animais, de um total de 36.558 que deram entrada nos Centros de Recolha Oficial (CRO), o que corresponde a menos de metade. E estes são apenas os números oficiais.

As associações de apoio animal encontram-se sobrelotadas, sem capacidade para acolher novos animais e multiplicam os esforços para encontrar famílias que queiram dar uma nova casa aos muitos cães e gatos que ali são deixados.

Ao não ser adotado, um animal de companhia fica condenado a passar o resto dos seus dias num abrigo. E, por mais boa vontade e dedicação que os cuidadores destes espaços tenham, a atenção acaba por ter de ser dividida por muitos. Além disso, a permanência de um animal nas instalações de uma associação ou CRO impede essa entidade de poder ajudar mais animais.

A participação dos cidadãos é fundamental para lutar contra este problema. Em vez da compra, a adoção deveria ser sempre uma opção a considerar quando se pensa em acolher um animal na família. A par com as obrigações, as vantagens são muitas. Entre elas, contribuir para a redução da população de cães e gatos.  Mas também conquistar um amigo, que nunca esquecerá o gesto que fez por ele.

Em jeito de conclusão, convidamo-lo a assistir à primeira campanha lançada pela Animalife, incentivando a adoção.