Notícia

Vamos ajudar animais como a Luna

13.12.2019

Conhecemos João (nome fictício) numa das muitas visitas técnicas que fizemos. Como tantos outros idosos em Portugal, vive sozinho. Por companhia, tem apenas dois animais de estimação que, como gosta de dizer, são tudo o que lhe resta na vida. Um deles precisou de ajuda urgente. E foi por isso que partilhámos consigo este caso.

João tem 90 anos e encontra-se socialmente isolado. Depende exclusivamente do valor da pensão social. Recebe alguns apoios, escassos, de instituições para a realização das atividades do dia-a-dia.

Ainda assim, em casa nunca faltou nada ao gato Benfica e à cadela Luna, a única companhia de João. É por Luna que continua a sair diariamente para pequenos passeios pelas redondezas. É também por ela que contamos esta história.

Luna tem 12 anos. Quando começámos a acompanhar a família, por intermédio de uma vizinha que prestava apoio a João, levámo-la ao veterinário e verificámos que precisava de realizar urgentemente uma destartarização, caso contrário em breve deixaria de conseguir comer. Trata-se de um procedimento médico-veterinário dispendioso, que está fora do âmbito dos apoios previstos pelo Programa de Apoio a Famílias da Animalife.

Os dois companheiros de João são atualmente ajudados com alimentação, desparasitação e vacinação. Conseguimos ainda, em articulação com a Junta de Freguesia da zona onde vive, apoio para alimentação e outras atividades da vida diária de João, através do Centro de Dia mais próximo.

O que pedimos desta vez foi ajuda para conseguir garantir o tratamento de destartarização a Luna. Lançámos a campanha de doação no Facebook e uma vez mais a generosidade de quem nos segue não deixou de surpreender. Em menos de meia hora conseguimos os 184,30 euros de que precisávamos para assegurar o tratamento.

Temos a certeza que, tal como nós – que vimos como olhos de João brilham quando fala dos seus animais –, foi um dos que não conseguiu ficar indiferente a este caso. E se já conseguimos ajuda para Luna, há muitos outros animais em situações idênticas para os quais todos os dias nos chegam pedidos de apoio.

Pode contribuir fazendo uma doação pontual ou um donativo mensal aqui.

Acredite, o seu apoio faz toda a diferença. Ajude-nos a ajudar outros animais como a Luna!