Notícia

Centro no Porto acolhe pessoas em situação de sem-abrigo com animais

24.10.2019

Vamos começar esta história pelo fim. Porque vale a pena saber, desde logo, que Isabel, o seu filho Miguel e o cão de ambos, Edgar, saíram recentemente da rua, onde se encontravam há já muito tempo. São três dos moradores mais recentes do Centro de Acolhimento de Emergência do Hospital Joaquim Urbano, no Porto. Ao que sabemos, o primeiro no país a aceitar receber pessoas e animais.

Há muito que a Animalife defende a existência de uma resposta integrada no caso do acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo. À associação chegam frequentemente casos de utentes do nosso programa de apoio a quem é oferecido alojamento. Menos comum, para não dizer que nunca acontece, é que nessa oferta esteja incluída a possibilidade de albergar animais de estimação.

Os cães ou gatos representam, para muitos dos que vivem em situação de sem-abrigo, a única companhia. Deixá-los é, na grande maioria dos casos, uma opção que nem consideram, acabando por continuar a viver na rua, só para não os abandonar.
Mas vamos agora andar de novo um bocadinho para trás na história.

A Animalife conheceu Isabel e Miguel na sequência de um telefonema da PSP de Santa Apolónia, relatando o caso de uma mãe e filho desesperados para viajar de comboio para o Porto, mas impedidos de o fazer por estarem acompanhados de um cão, o Edgar, que não cumpria as exigências legais para poder realizar a viagem.

Isabel e Miguel tinham passado uns tempos em Lisboa, onde chegaram em busca de uma oportunidade que acreditaram lhes permitiria sair da situação de sem-abrigo em que viviam há já algum tempo nas ruas do Porto. As coisas não correram bem e, naquele dia, queriam regressar. Mas foi-lhes explicado que, para o poderem fazer, Edgar teria de cumprir uma de duas obrigações: ser vacinado ou viajar dentro de uma transportadora adequada.

A Animalife cedeu a transportadora para a viagem e, já no Porto, com o apoio da Sociedade Protetora dos Animais, contribuiu para a legalização do Edgar, através de desparasitação, vacinação multivalente e antirrábica e identificação eletrónica. A família integrou o Programa de Apoio a Pessoas e Situação de Sem-Abrigo da associação e, passou também a receber alimentação regular.

Foi, por isso, com grande satisfação que recentemente soubemos que Isabel e Miguel tinham encontrado um sítio onde ficar, que contemplava a possibilidade de levar consigo o amigo de quatro patas - o Centro de Acolhimento de Emergência do Hospital Joaquim Urbano.

No centro, Isabel partilha um quarto com mais três mulheres, Miguel um outro com dois rapazes e Edgar vive agora numa box, que lhe permite manter-se abrigado. E nem sequer é o único animal na instituição. Por ali vive também um cão que o anterior dono maltratava e mais quatro gatos, que foram retirados da rua juntamente com a dona, também eles apoiados pela Animalife.

Os utentes são acolhidos no centro por um período inicial de seis meses ou até conseguirem encontrar uma habitação definitiva. Isabel tem a certeza de que só sairá dali para um outro lugar que lhe permita levar Edgar consigo. E não esconde a gratidão por todo o apoio que tem recebido. Tanto o da Animalife, como o do centro, o primeiro que, depois de muitos anos na rua, lhe permitiu ao mesmo tempo um teto e manter a companhia do seu cão.

Ajudar a que pessoas em situação de sem-abrigo possam, em caso de reinserção, conservar os animais consigo é um dos grandes objetivos do Programa de Apoio a Pessoas em Situação de Sem-Abrigo criado pela Animalife. Procuramos, além disso, oferecer maior qualidade de vida a estas famílias, através da esterilização, vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e alimentação gratuitas dos animais.

Se, tal como nós, acredita que pode fazer a diferença na vida destas pessoas, contribua. Vá a  www.animalife.pt/pt/doacao e deixe o seu donativo.

Contamos consigo para criar histórias felizes!