Notícia

SAIBA DECIFRAR O SEU CÃO

10.02.2015

Será que consegue interpretar correctamente o comportamento do seu cão?

A edição de Janeiro da revista Behavioural Processes dá a conhecer um estudo realizado pela Universidade de Lethbridge (Canadá) e da Universidade da África do Sul, acercado modo como interpretamos o comportamento dos nossos cães. Será que conseguimos realmente compreendê-los ou interpretamos as suas reacções de forma errada? O que nos querem dizer quando se deitam de barriga para cima durante a brincadeira? Querem mimos ou estão com medo? 
Possivelmente, sempre interpretámos essa atitude de forma errada….

Segundo este estudo recentemente divulgado, quando os cães se deitam de barriga para cima não estão em modo submisso, mas sim numa posição de defesa. "Submissão ou defesa?" foi uma das perguntas que os investigadores tiverem como base ao longo da sua pesquisa, tendo analisado a atitude de uma cadela de porte médio, em contacto com 33 cãesdiferentes e visualizado diversos vídeos no canal Youtube, onde os animais aparentam estar a brincar. Pôde então concluir-se que na maior parte das situações analisadas,os cães adoptaram a posição de barriga para cima como um acto de defesa, tanto dos outros cães, como de pessoas, objectos ou qualquer ameaça que pudessem estar a sentir.Em grande parte dos casos analisados, o estudo indica que o cão actua desse modo para se defender de ser mordido na nuca, ou até mesmo para poder preparar o seu ataque.

No entanto, a hipótese de submissão não fica excluída, podendo por vezes ser realmente esse o significado desta típica posição canina, já que o estudo faz referência ao facto de os cães mais pequenos agirem desse modo quando têm cães de porte maior por perto, podendo ser considerado um acto de defesa perante “os mais fortes” ou um acto desubmissão.

Sergio Pellis, um dos autores deste estudo afirma mesmo que «Para se conseguir entender melhor o comportamento do cão, é necessário que examinemos cuidadosamente as suas capacidades dentro do ambiente em que se encontram como parceiros dos humanos».