Notícia

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: A ÚNICA FAMÍLIA DO SEM-ABRIGO

07.05.2014

Os animais de estimação são, muitas vezes, a única família do sem-abrigo. É assim que a esmagadora maioria destes animais são encarados pelos sem-abrigo pois é com eles que partilha a vida nas ruas, a alimentação e os afetos. É com eles que, não raras vezes, o sem-abrigo mantém os últimos laços e as únicas rotinas, preservando, na adversidade, uma espécie de ponte com a vida dita normal.

Realidade cada vez mais presente na sociedade, o sem-abrigo constitui um problema social complexo que tem sido amplificado pela crise e pela alta taxa de desemprego.

Sabendo desta relação tão especial entre o sem-abrigo e o seu animal de estimação, a Animalife quis conhecê-los de perto e perceber de que forma pode contribuir para ajudar a aliviar as dificuldades de quem perdeu tudo mas quer continuar a satisfazer as necessidades básicas do seu companheiro de quatro patas.

No passado dia 26 de Abril, o núcleo da Animalife do Porto acompanhou nas ruas dessa mesma cidade um dos grupos de ronda noturna da Associação Coração na Rua. Foi uma experiência gratificante e emocionante observar o sentimento puro que o animal tem pelo seu dono, o qual efetivamente pouco lhe pode dar, mas que ao mesmo tempo tudo lhe dá... Amor e carinho!

Entregámos ração e desparasitámos interna e externamente estes animais tentando assim contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.

Foi ainda uma experiência importante porque além dos animais dos sem-abrigo com que nos cruzámos, foi possível conhecer mais famílias carenciadas cujos animais têm ainda uma casa.

Agradecemos especialmente à Associação Coração na Rua por nos conceder esta oportunidade, aproveitando para felicitar publicamente esta instituição pelo maravilhoso trabalho que desenvolve!

Ajude-nos a ajudar!