Notícia

Agência LUSA acompanha o Vet na Rua

31.10.2023

A Agência Lusa acompanhou durante a manhã do dia 18 de outubro a equipa do Vet na Rua, um projeto social-animal pioneiro e único em Portugal. Foram realizadas diversas entrevistas a utentes que usufruem do nosso apoio de forma a perceber a importância que este tipo de resposta social tem nas suas vidas e na dos seus animais, que como muitos referiram consideram parte da família.

Profissionais de Medicina, Serviço Social e Medicina Veterinária, quer da Animalife, como das entidades parceiras foram igualmente entrevistados para dar a conhecer o seu contributo, que permite apoiar pessoas e animais em situação de especial vulnerabilidade, evitando que a única solução seja o abandono e criando alternativas para manter as famílias unidas.

A reportagem foi divulgada na imprensa escrita dos principais meios de comunicação social durante o fim de semana de 21 e 22 de outubro, estando as notícias disponíveis para leitura no nosso site, bem como na televisão através de uma peça de cerca de 2 minutos.

Em declarações à LUSA, o Presidente de Direção da Animalife, Rodrigo Livreiro, reforçou a sua preocupação com a atual conjuntura económica, que tem vindo a dificultar as condições de vida das famílias carenciadas, podendo levar ao aumento do número de casos de abandono.

“Só no primeiro semestre do ano recebemos mais de 4.000 pedidos de ajuda”, conta.

Bárbara Macedo, assistente social da Animalife, em declarações à LUSA, fala sobre o apoio prestado às famílias carenciadas com animais de companhia. “Para garantirmos o bem-estar dos animais é preciso que as pessoas também estejam bem, portanto, a minha intenção é mais nesta componente social”, afirma.

Já Rute Porém, médica-veterinária da nossa associação, reforçou, em explicações à Agência Lusa, os diferentes tipos de perfis de utentes que apoiamos diariamente.

"Temos também casos de pessoas com doenças crónicas, vítimas de violência doméstica e até pessoas que apenas tiveram o azar de ter dado um trambolhão, terem ficado sem emprego e, de repente, é como uma avalanche em que vai tudo por ali abaixo".

O Departamento de Desenvolvimento Social-Animal da Animalife trabalha diariamente para encontrar respostas adequadas aos problemas das famílias carenciadas com animais, contrariando assim as crescentes taxas de abandono e contribuindo para que as famílias possam manter os seus animais.