Notícia

O trimestre em números

31.03.2023

O balanço do primeiro trimestre de 2023, um ano que arranca de novo caracterizado por um acentuado clima de incerteza, foi muito positivo na atividade da Animalife e marcou o regresso em força da equipa técnica da Associação ao terreno, depois de uma reestruturação interna que durou vários meses.

No âmbito dos programas de apoio, distribuímos mais de 255 toneladas de alimentação animal e cerca de 70 toneladas de areia, por famílias em situação de vulnerabilidade e entidades de proteção animal, em grande parte graças à 31ª iniciativa do Banco Solidário Animal (BSA), realizada em fevereiro e março, que nos permitiu angariar mais de 300 toneladas de bens. Destaque também para a realização da campanha solidária em parceria com as lojas Tiendanimal, que, em todos os primeiros sábados de cada mês, tem vindo a apoiar associações de Norte a Sul do país.

No que diz respeito a procedimentos médico-veterinários, entre janeiro e março, assegurámos a identificação eletrónica de 79 animais, a esterilização de 21, a vacinação de 176 e a desparasitação de 320. Apoiámos ainda efetuando 21 registos no SIAC e com a emissão de 103 Boletins de Saúde para Cães e Gatos.

Grande parte dos procedimentos foram realizados no âmbito do projeto Vet na Rua, através do qual continuámos a contribuir para a melhoria do bem-estar de mais de 570 animais a cargo de famílias em situação de carência económica sinalizadas por Juntas de Freguesia (JF) e pela própria Câmara Municipal da cidade de Lisboa. No total, neste primeiro trimestre do ano, realizámos 197 atendimentos profiláticos e 153 atendimentos sociais-animais em espaços cedidos pelas JF aderentes ao projeto, a que se somaram 66 visitas domiciliárias.

O cenário económico que atravessamos, marcado pela acentuada e generalizada subida da inflação, tem levado a um aumento significativo do número de pedidos de ajuda, com muitas famílias a admitirem sérias dificuldades para conseguirem continuar a garantir a alimentação e tratamentos dos animais que têm a cargo.