Notícia

Banco Solidário Animal apela à ajuda para milhares de cães e gatos em risco

29.09.2022

O Banco Solidário Animal (BSA) chega este fim de semana às lojas para uma recolha nacional de alimentação e outros bens de primeira necessidade para animais em risco. A Animalife, entidade promotora e organizadora da iniciativa, apela à participação de todos os portugueses na campanha, numa altura particularmente crítica, marcada pela subida dos números do abandono em Portugal.

“119 animais abandonados por dia. Foi esta a média registada em 2021, ano em que foram abandonados mais de 43 mil cães e gatos, uma subida de quase 30% quando comparado com 2020”, refere Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, citando números oficiais.

“A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco acolhidos por associações de proteção animal de norte a sul do país”, adianta Rodrigo Livreiro.

Sob o mote “Seja da espécie que ajuda”, o BSA decorre este fim de semana nas lojas Auchan, My Auchan e Mercadona. Nos dias 8 e 9, será possível contribuir nas lojas Continente Modelo e Mercadona e, uma semana mais tarde, nos Continente e Continente Bom Dia. A campanha termina no fim de semana de 22 e 23 de outubro, em alguns hipermercados e supermercados Pingo Doce.

Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros contam-se entre os produtos mais necessários.

Os bens serão distribuídos por mais de 500 associações e grupos informais de apoio animal de todo o país. A apoiar na recolha vão estar centenas de voluntários.

Como já vem sendo hábito, os vales solidários são outra forma de ajudar. Estão disponíveis nas lojas e também online.

O presidente da direção da Animalife destaca a importância do apoio dos parceiros envolvidos na iniciativa. “As parcerias que estabelecemos - primeiro com o grupo Sonae, depois com a Auchan, mais recentemente com o Pingo Doce e agora, pela primeira vez, com a Mercadona - contribuem para garantir a capacidade de resposta das entidades apoiadas pela Animalife junto de milhares de animais em risco”, refere Rodrigo Livreiro.

O BSA é a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais. Decorre em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.