Se o meu cão ou gato ficar doente, o que devo fazer?

Os cães e os gatos podem adoecer por muitas razões. De momento, não há evidências de que seu animal de estimação possa ficar doente por infeção do COVID-19.
Se o seu cão ou gato desenvolver uma doença sem causa aparente ou entrar em contacto com alguém infetado com o novo coronavírus, converse com seu médico- veterinário e/ou com as autoridades locais de saúde pública. Os serviços de saúde pública podem aconselhá-lo a levar seu animal de estimação a um médico-veterinário. Informe seu médico veterinário com antecedência para que ele possa preparar-se para recebê-lo.
Não deixe de cuidar do seu animal se ele adoecer, mas não vá ao médico-veterinário sem necessidade, a menos que lhe seja dito que o faça. As clínicas veterinárias e hospitais veterinários são considerados serviços essenciais e estarão abertos durante o período de quarentena. O atendimento nesses locais segue as regras e recomendações dos órgãos sanitários para evitar a contaminação de pacientes e funcionários. Por isso, caso seu animal necessite de atendimento médico, ligue antes para agendar a consulta e siga as recomendações que lhe forem transmitidas.