Dicas para viajar com o seu animal de estimação

Já lá vai o tempo em que viajar ou ir de férias com um cão ou um gato implicava uma logística complexa. Atualmente, o transporte de animais é mais fácil e são cada vez mais as unidades hoteleiras que aceitam animais de companhia.

Seguem-se algumas dicas que lhe permitirão viajar em segurança com o seu patudo.
 
Como devo transportar o meu cão/gato dentro do carro?  

Atualmente a lei apenas prevê que o cão/gato não prejudique a condução, isto é, que não interfira com o condutor, nem lhe limite a visibilidade.
No entanto, também é importante pensar na segurança do seu cão/gato durante a viagem. Uma travagem brusca ou um embate podem projetá-lo e provocar-lhe lesões físicas graves.

O ideal é que o coloque numa caixa de transporte com dimensões adequadas ao seu tamanho, assegurando uma temperatura e ventilação apropriada no seu interior. Esta caixa deve ir bem presa ao carro.

No caso dos cães, uma alternativa é a utilização de um cinto de segurança que prende ao peitoral. Caso escolha esta opção, é desaconselhado o uso de coleiras, já que em caso de projeção a forca será feita na zona do pescoço, podendo provocar lesões graves.  

O que fazer para controlar o enjoo durante as viagens?  

Se o seu animal de companhia enjoa e vomita durante as viagens, não lhe dê comida. Uma boa solução é dar-lhe uma refeição ligeira 10 horas antes do horário de partida previsto. Não lhe limite o acesso a água.

Pode ainda pedir ao seu médico veterinário que prescreva um medicamento para controlar a náusea. Durante a viagem, mantenha o ambiente fresco e faça paragens frequentes.

Os cães/gatos podem viajar de avião?

O transporte de animais de companhia está sujeito às regras das diferentes transportadoras aéreas e à legislação dos países de origem e de destino.

Geralmente, as companhias aéreas low cost não fazem o transporte de animais de estimação, ao contrário da maioria das transportadoras aéreas regulares que permitem o transporte. Regra geral, os animais até aos 8 quilos podem acompanhar os donos na cabine, enquanto os de peso superior devem ser transportados no porão.


Quanto custa viajar com o meu animal?
 
O custo de viajar com o seu animal depende de fatores como: destino da viagem, forma de viagem (aérea, terrestre ou marítima), ou tamanho e peso do animal. A melhor forma de saber o valor aproximado será através do contacto direto com a empresa que fará o transporte.

Em que países preciso de passaporte animal?
 
Quando viaja para Estados-membro da União Europeia ou países europeus (não pertencentes à UE) que tenham aderido ao uso do Passaporte de animal de companhia da UE.

Posso levar um cão de assistência na cabine do avião?

Sim, os cães de assistência podem viajar na cabine do avião. No entanto, é conveniente avisar a companhia aérea com alguma antecedência para que sejam tomadas as devidas medidas.