Como escolher brinquedos para cães?

Os animais de companhia, em especial os cães, adoram brincar. Mas escolher o melhor brinquedo pode nem sempre ser fácil. O tamanho, o material e a idade do cão são três critérios fundamentais. Mas há outros que importa respeitar para que, além de se divertir, o seu cão o faça em segurança.
 
Tamanho do cão

Na altura de escolher um brinquedo, o tamanho do cão é um dos principais fatores a considerar. Se der um brinquedo muito grande a um cão de pequeno porte, ele poderá nem conseguir mordê-lo. Por outro lado, um cão maior consegue com relativa facilidade engolir um brinquedo pequeno demais, o que é extremamente perigoso. Pense, antes de mais, no porte do animal e fique atento.

Material

O material é outro dos aspetos a considerar. Deve privilegiar brinquedos feitos de materiais rijos e difíceis de rasgar ou de partir, como os de corda, de borracha ou de silicone. Se optar por brinquedos de peluche, escolha apenas os indicados para animais. Ainda assim, tenha sempre presente que nenhum brinquedo é indestrutível e que periodicamente deve verificar o seu estado de conservação. Se detetar a falta de pedaços ou partes fissuradas, deite-o de imediato fora. Por acidente, o cão poderá engolir pedaços do brinquedo, o que é de evitar.

Idade do cão

Se estiver a escolher um brinquedo para cachorro, deve optar por algo mais macio. Se um cão ainda pequeno morder um brinquedo duro demais, por exemplo, pode magoar-se ou até mesmo perder alguns dentes, que estão ainda em fase de desenvolvimento. O mesmo cuidado deverá ser tomado no caso de cães mais velhos e, por isso, com dentes mais sensíveis. Já no caso de cães adultos, este é um tipo de preocupação que não se coloca e qualquer brinquedo, desde que seguro, é adequado.

Dispensadores de snacks

Os brinquedos dispensadores de snacks tendem a fazer grande sucesso entre os cães. O funcionamento é simples: basta colocar pequenos snacks ou pedaços de ração dentro do brinquedo, que vão sendo libertados à medida que o cão brinca. O resultado são várias horas de diversão, com direito a brinde. Tenha apenas atenção à quantidade de snacks que utiliza e tente, de alguma forma, compensar com menos ração à hora da refeição.

Bolas

As bolas são “um clássico” a considerar. Uma vez mais, tenha em atenção o tamanho e o tipo de material. Depois, deixe-o brincar ou brinque com ele.
Divirtam-se!