Notícia

Vet na Rua já chegou a oito freguesias de Lisboa

30.07.2021

O Vet na Rua já está acessível em oito freguesias da cidade de Lisboa. Lançado há pouco mais de quatro meses, o mais recente projeto da Animalife tem como objetivo apoiar animais de companhia de famílias em situação de vulnerabilidade económica comprovada, disponibilizando procedimentos veterinários gratuitos, como vacinação, desparasitação ou identificação eletrónica.

Alvalade, Areeiro, Alcântara, Ajuda, Estrela, Carnide, Benfica e Parque das Nações são as freguesias onde este novo apoio social-animal já está disponível.



Criado na sequência de um contrato-programa estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa, no final do ano passado, o projeto tem como propósito assegurar ações de profilaxia consideradas obrigatórias junto de famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo, sensibilizar e educar a população abrangida pelo projeto quanto a cuidados a ter com animais de companhia, prevenir questões de saúde pública, melhorar o bem-estar das famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem-abrigo e melhorar o bem-estar dos animais a cargo dessas famílias e pessoas.

De forma pioneira e única no país, o Vet na Rua integra uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um veterinário, dedicada a providenciar apoio social e prestar serviços médico-veterinários em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa ou até mesmo, em caso de dificuldade de deslocação, no domicílio de famílias carenciadas devidamente sinalizadas.
 
Esta equipa tem à disposição uma carrinha, na qual se desloca aos locais de residência das famílias sinalizadas para as devidas visitas técnicas e ações de profilaxia consideradas obrigatórias – atos de vacinação e desparasitação, ações de prevenção de doenças graves e de sensibilização –, mas também para realizar acompanhamentos a clínicas médico-veterinárias protocoladas, em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, como esterilizações, entre outros.  

A sinalização das famílias fica a cargo das Juntas de Freguesia aderentes.

Numa primeira fase, o Vet na Rua vai estar disponível apenas em Lisboa, mas, num futuro próximo, o projeto poderá ser replicado noutras cidades.