Notícia

Petição propõe hospitais veterinários públicos e acessíveis nas Universidades

29.06.2021

Uma petição que já reuniu 16.371 assinaturas pela criação de um hospital veterinário público foi entregue esta manhã na Assembleia da República. A ideia é tornar o serviço dos hospitais veterinários universitários mais baratos, de acordo com uma notícia do jornal Público.

“O Hospital de Medicina Veterinária converteu-se num verdadeiro hospital particular”, refere Maria Cruz, a autora da petição, citada pela publicação. No texto, escreve que “neste momento, não existe um hospital público veterinário, e tal privação põe em causa a saúde dos animais, correndo o risco de haver mais animais maltratados por não haver condições que permitam sustentar as despesas de saúde e assistência necessária”.

Atualmente há cursos superiores de Medicina Veterinária (e respetivos hospitais) nas universidades públicas de Évora, Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.
A petição pretende que estes hospitais das faculdades atuem como verdadeiramente públicos e que haja um escalonamento dos preços consoante os rendimentos dos donos dos animais ali tratados, o que atualmente não acontece.

Ter hospitais públicos com preços adaptados às possibilidades dos donos evitaria o abandono e maus-tratos, defende Maria Cruz, salientando os bons exemplos de algumas câmaras que têm apostado nos direitos dos animais de companhia.
 
Leia aqui a notícia completa do Público.