Notícia

Ajudámos Maria a criar um CV

30.06.2021

Maria está sem trabalhar há vários anos. Uma doença profissional impede-a de exercer as funções que desempenhava numa fábrica de instrumentos médicos. Com pouco mais de 50 anos, não quer parar. Procura ativamente emprego e viu na mais recente iniciativa promovida pela Animalife em conjunto com um grupo de alunos da EPAD uma possível solução. Esteve, como vários outros utentes, na sede da associação para construir de raiz um novo CV. Foto incluída.
 
Num estúdio montado de propósito para o efeito, Maria posa sozinha e depois com a sua cadela Nini para a câmara. Veio de propósito à Animalife para elaborar um novo Curriculum Vitae, ajudada por um grupo de alunos da escola profissional EPAD do Saldanha, em Lisboa. A iniciativa surgiu no âmbito de um trabalho com o tema voluntariado. A par com a equipa de técnicas de apoio social da Animalife, o grupo do primeiro ano do curso de Fotografia passou as últimas semanas a construir CVs e a fotografar os utentes inscritos nos programas de apoio da Associação que manifestaram interesse em participar no projeto.
 
“Eu já tinha um CV, mas estava desatualizado”, conta Maria. “Como ando à procura de trabalho, esta é uma grande ajuda”, salienta.
 
Com pouco mais de 50 anos, a tarefa não tem sido fácil. “Já procurei para tudo: limpezas, supermercados...nada”, desabafa Maria, que tem formação de monitora, de auxiliar de educação e atualmente vê no pet-sitting uma alternativa a considerar.
 
Louca por animais, vive numa vivenda com cinco cães – quatro pinchers e um podengo – todos vedetas das redes sociais. Na página de Facebook Nini e Família, Maria partilha fotografias e vídeos dos seus patudos, trajados a rigor, com roupa comprada sobretudo no estrangeiro, há uns anos, quando a vida corria de feição e lhe permitia viajar para todo o lado na companhia dos seus animais.
 
Lá por casa, além dos cães, já passaram um papagaio, um gato - “que achava que era um cão”- e até uma hiena bebé, que Maria recolheu de uma quinta abandonada por uns ingleses em Setúbal e que entregou depois ao Jardim Zoológico de Lisboa.
 
Há dois anos, já sem trabalho há algum tempo, Maria teve de pedir ajuda. “Deixei de comer para dar aos meus filhos [os seus cães]”, recorda. Conheceu a Animalife por intermédio de uma amiga, candidatou-se ao pedido de apoio e foi aceite. Hoje, a alimentação que recebe para os cinco cães “representa tudo”.
 
O Programa de Apoio a Famílias da Animalife, do qual Maria é utente, foi criado em 2012 e tem por objetivo apoiar famílias em situação de carência económica comprovada, garantindo ajuda aos animais que têm a cargo, com alimentação e procedimentos médico-veterinários, como vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização.
 
Mas a resposta do PAF não se esgota aqui. A forma como a Animalife trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal. 
 
É precisamente nesse âmbito que se insere este projeto de apoio na criação de CVs, realizado em parceria com um grupo de alunos da EPAD.

 

NOTA: Foi com muita tristeza que recebemos a notícia que a Nini partiu neste mês de junho (já depois da entrevista de Maria para newsletter Animalife). Queremos deixar aqui uma palavra de conforto à Maria pela sua enorme perda e uma homenagem à pequena Nini.