Notícia

José e Tita juntos na vaga de frio

29.01.2021

José foi uma das dezenas pessoas em situação de sem-abrigo recebidas no Mercado de Santa Clara, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, na sequência da vaga de frio registada no início do mês. Apareceu no último dia em que o programa esteve ativo, acompanhado por Tita, uma cadelinha de olhar meigo a quem trata carinhosamente por “filha”, e a ambos foi prestada assistência, num tipo de resposta social ainda pouco comum no nosso país.

Na noite de dia 13, dormiram ambos no pavilhão da Graça, mas no dia seguinte partiram para Arruda dos Vinhos, rumo a um quarto onde poderão ficar a viver juntos. A solução só foi conseguida após a irredutibilidade de José em aceitar a primeira ideia proposta pelas técnicas que acompanharam o caso – alojar-se num albergue, deixando Tita para trás.

“Nunca seria capaz de a abandonar. Foi isso que prometi à minha cunhada, que era também dona da Tita, antes mesmo de ela falecer, que nunca deixaria de cuidar da cadelinha”, conta, indignado com a ideia de, para conseguir um teto, ter de entregar Tita para adoção. Afinal foi ela quem lhe fez companhia ao longo do último ano, inclusivamente nos três meses em que viveram juntos numa fábrica velha na zona da Gare do Oriente. 

A Animalife foi uma das entidades que participaram no plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao tempo frio acionado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) entre os dias 5 e 13 de janeiro, fornecendo boxes, ração, mantas, açaimes, entre outros bens de primeira necessidade destinados aos animais das pessoas abrangidas pelo plano.

No caso concreto de José assegurou, além da desparasitação interna e externa de Tita assim que foram acolhidos no mercado, uma trela e um arnês novos e alimentação animal para os próximos dois meses. Ambos integram agora o Programa de Apoio a Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) da Animalife, através do qual Tita vai ser identificada eletronicamente, vacinada e esterilizada, de forma a cumprir todos os requisitos legais.

José não esconde a sua satisfação perante a possibilidade deste apoio. “Ela para mim é tudo”, diz emocionado. “Só tenho a agradecer o que estão a fazer”.
 
A CML acionou, no início do mês, o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao tempo frio. A Animalife, que renovou no final do ano passado um protocolo com a Câmara da capital destinado à proteção de animais de pessoas em situação de sem-abrigo em episódios climáticos extremos, como vagas de frio ou de calor, foi uma das entidades participantes.

O Programa de Apoio a PSSA da Animalife apoia regularmente mais de 200 animais em risco, com alimentação e procedimentos médico-veterinários, como identificação eletrónica, vacinação ou desparasitação. Atualmente está ativo apenas em Lisboa e no Porto. Pode ajudar-nos a levar esta ajuda mais longe fazendo um donativo aqui.