Notícia

Diga não aos animais como prenda de Natal

16.12.2019

Oferecer um animal de estimação como prenda de Natal pode até parecer boa ideia. Mas muitas vezes não é. Se não tem a certeza de ter reunidas todas as condições para acolher responsavelmente um novo amigo na família, mais vale pensar duas vezes.

Com o aproximar desta época especial, aumenta a adoção de animais de companhia para servirem de presente a algum membro da família. Curiosamente, ou não, este é também um dos períodos em que os números do abandono se revelam particularmente preocupantes, aproximando-se da realidade verificada na época de férias de Verão.
 
As adoções de Natal não conscientes acabam igualmente por ter repercussões nos meses subsequentes, em especial em janeiro e fevereiro, com a devolução dos animais nos abrigos onde foram recolhidos ou com o seu abandono nas ruas.
 
É por isso que alertamos. Um animal de estimação nunca deve ser encarado como uma prenda-surpresa, mas sim como um novo membro que a família decidiu acolher. A decisão de adotar deve ser ponderada e tomada de forma consciente.
 
Se não tem a certeza, não desespere. Há sempre outros presentes que pode oferecer.