Notícia

O que é o Giving Tuesday?

03.12.2019

O movimento solidário GivingTuesday chega hoje a Portugal e pretende apoiar organizações sem fins lucrativos, contrapondo-se aos dias de consumo desenfreado da Black Friday e da Cyber Monday.

Presente em mais de 60 países, o Giving Tuesday tem como objetivo criar uma onda de generosidade, em que o mote é Dar para Mudar.

O Giving Tuesday decorre exatamente após a Black Friday e o Cyber Monday, dias de enormes níveis de consumo devido à baixa de preços. Tem como base as redes sociais e as campanhas das organizações sociais serão amplificadas pela hashtag “#darparamudar”.

As campanhas são divulgadas na página do movimento - www.givingtuesday.pt - e qualquer pessoa pode contribuir. A Animalife é um dos projetos que pode apoiar. Pedimos cinco mil euros para trabalhos de reconstrução de um novo espaço em Lisboa.

O leque de causas é abrangente — cultura, animais, saúde, educação, direitos das mulheres, turismo, ambiente e cooperação para o desenvolvimento de outros países, entre outras. Os donativos não têm limite mínimo nem máximo, são feitos diretamente às organizações (o movimento é apenas a plataforma dinamizadora) e não têm de ser, necessariamente, monetários.
 
O GivingTuesday foi lançado em 2012, pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, e conta com o apoio do Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates.

Em 2018, no Reino Unido, o movimento liderou as tendências na rede social twitter durante todo o dia e nos Estados Unidos da América, foram doados mais de 400 milhões de dólares (362 milhões de euros) para as instituições apoiadas.