Notícia

UPVet lança campanha contra abandono em época de verão

08.08.2019

Férias são muitas vezes sinónimo de abandono animal. De forma a sensibilizar toda a comunidade académica da Universidade do Porto para esta realidade, o UPVet – Hospital Veterinário da Universidade do Porto lançou na semana passada uma campanha contra o abandono durante a época de verão.

“Foi porque roí o chinelo?”, “Não me deixes sozinho!” ou “Podes esquecer-te de mim, mas eu nunca vou esquecer de ti!” são algumas das mensagens que estão espalhadas desde dia 29 de julho, até ao final do mês de setembro, pelos espaços da Universidade, numa série de cartazes criados para o efeito.

Com esta ação, o UPVet pretende também alertar para o número crescente de animais que são recolhidos na rua. Um número que, só entre janeiro e agosto do ano passado, terá ascendido aos 14 mil animais, segundo dados da Ordem dos Veterinários.

O UPVet é um centro de atendimento veterinário integrado nos serviços à comunidade do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), que dá formação prática dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e presta serviços clínicos veterinários à população. Tem apoiado a adoção responsável através de um protocolo que visa estimular a adoção e o controlo dos animais abandonados, ajudando a combater o abandono, celebrado com a Câmara Municipal do Porto.