Quais as principais causas do abandono animal?

A Animalife procura diariamente combater o abandono animal, atuando sobre as suas causas. Em Portugal, não existem estudos referentes aos motivos que levam os proprietários a entregar os seus animais, mas aqui ao lado, em Espanha, o Observatório Fundación Affinity, por exemplo, dedica-se desde 2013 a recolher e divulgar informação sobre o vínculo entre pessoas, cães e gatos. Entre os estudos publicados, contam-se vários dedicados à questão do abandono e adoção.

A análise dos números referentes ao ano passado (2018) revela que as principais causas que levaram os donos a entregar os seus animais de estimação em abrigos de proteção animal foram, por esta ordem, as ninhadas não desejadas, o fim da época da caça, fatores económicos (incluindo situação de desemprego), e o comportamento do animal.

Apesar da falta de dados oficiais, no terreno desde 2011, a Animalife considera que em Portugal as causas que levam ao abandono de animais de estimação são em muito semelhantes às referidas pelo Observatório Fundación Affinity para a realidade espanhola.

É nesse sentido que desenvolvemos os nossos três programas de apoio – a famílias carenciadas, a pessoas em situação de sem-abrigo, a associações e grupos de apoio animal –, destinados a que todos possam manter os seus animais em condições de vida dignas. Atualmente, conseguimos dar apoio a cerca de 250 entidades de apoio animal e a mais de 700 pessoas em situação vulnerável, num universo de mais de 2.400 animais ajudados diretamente e 35.000 animais apoiados no total.