Quais os alimentos proibidos para gatos?

Há alimentos que os gatos não devem comer. Saiba quais são.
 
Atum - É um dos pratos favoritos dos gatos e comer atum de vez em quando – seja para humanos ou especialmente preparado para os gatos –, não faz mal. Mas se o seu animal comer regularmente atum preparado para os homens, vai ter uma alimentação deficiente, uma vez que este alimento não tem os nutrientes de precisa. Além disso, o atum pode causar envenenamento por mercúrio. 
 
Cafeína - Dar cafeína em grandes quantidades ao seu gato pode ser fatal. E pior, não há qualquer antídoto que o possa salvar. Respiração acelerada, palpitações, não estar quieto, tremores musculares, são alguns dos sintomas deste estimulante. A cafeína está presente no café, no chá, mas também no cacau, no chocolate e em bebidas energéticas.  
 
Uvas e passas - Não se sabe exatamente que químicos e componentes têm as uvas que provocam toxicidade nos gatos, mas o consumo deste fruto pode ter um efeito devastador. As uvas e as passas podem causar falência renal. Ainda que varie de gato para gato, esta pode não ser uma doença sintomática. Para além de falência renal, os animais podem também vomitar e apresentar sinais de hiperatividade. A falência renal pode levar à morte do animal.
 
Chocolate - Tal como acontece com os cães, o chocolate pode ser fatal para os gatos porque contém teobromina, um agente tóxico para estes animais. Apesar de todos os chocolates serem perigosos, os piores são o chocolate preto e o chocolate para cozinhar. Ao ingerir este alimento, o gato pode ficar com o ritmo cardíaco alterado, ter tremores, convulsões e até morrer.
 
Álcool - Cerveja, vinho, licor, alimentos que contenham álcool - nada disto é bom para os gatos. O álcool tem o mesmo efeito sobre o fígado e cérebro de um gato que tem sobre os seres humanos. Mas nos animais o efeito é ainda pior. Duas colheres de whisky podem deixar em coma um gato com pouco mais de dois quilos. Mais uma colher e o animal morre.
 
Cebola, alho e cebolinho - O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, podendo causar anemia e aparecimento de sangue na urina, caso os animais consumam regularmente alimentos temperados com estes ingredientes.
 
Leite e outros produtos lácteos - O primeiro alimento de qualquer gatinho é o leite materno. Mas, tal como os humanos, os gatos também podem ser intolerantes à lactose.
O seu sistema digestivo não processa também produtos lácteos como iogurtes e queijos, podendo causar diarreia.

Doces e gomas - Gomas, pasta de dentes, produtos de panificação e alguns alimentos “light” são adoçados com xilitol. O xilitol pode causar um aumento na insulina que circula através do corpo do seu gato. Isso pode diminuir o açúcar do sangue e levar à insuficiência hepática. Os sintomas iniciais são vómitos, letargia e perda de coordenação, podendo levar a convulsões.
Além disso, o mesmo que acontece aos seres humanos quando comem muitos doces acontece com os gatos, ou seja, quando consumidos em excesso, podem provocar obesidade e diabetes.
 
Gordura e Ossos - A gordura, cozinhada ou crua, pode causar problemas intestinais nos gatos, como vómitos e diarreia. Os gatos podem ainda sufocar com os ossos e, pior ainda, estes podem partir-se em pequenos pedaços e causar uma obstrução ou laceração no sistema digestivo.
 
Ovo cru - Os ovos crus podem provocar vários problemas. Os gatos podem ficar com uma intoxicação devido a bactérias como a salmonela e E. coli, e uma proteína de nome avidin interfere com a absorção de vitamina B, causando problemas na pele e no pelo
do gato.
 
Carne e peixe cru - Tal como no caso dos ovos, ingerir carne e peixe crus pode causar uma intoxicação alimentar devido a bactéria. Para além disto, há uma enzima no peixe que destrói a tiamina, uma vitamina B essencial para os gatos. A falta de tiamina pode causar problemas neurológicos, convulsões e mesmo deixar o animal em coma.
 
Fígado - A ingestão de quantidades exageradas de fígado pode levar a doses tóxicas de vitamina A no sangue, um problema que pode afetar os ossos do gato. Pode causar deformação, osteoporose, crescimento de ossos nos cotovelos e na espinha e até morte.
 
Massa do pão crua - Antes de ir ao forno, a massa do pão tem de levedar. Logo, se o seu gato ingerir esta massa, acontece o mesmo, mas no seu estômago. Isto acaba por esticar o abdómen, causando dor. Outro dos problemas é o fermento utilizado para fazer a massa crescer, que produz álcool e pode levar a um envenenamento por álcool.
 
Comida de cão - Este é mais um daqueles casos em que um bocadinho não faz mal. Apesar de terem ingredientes semelhantes, a verdade é que a alimentação de um cão não é tão direcionada para as necessidades dos gatos como aquela que é pensada especialmente para eles. As rações dos gatos contêm vitaminas e proteínas específicas e necessárias a estes animais, que podem ficar malnutridos se se alimentarem de ração para cão.