Evite os acidentes domésticos com animais

Estudo alerta para riscos, como quedas ou intoxicações

Os acidentes domésticos com animais de estimação acontecem. Mas muitas vezes poderiam ser evitados. Isso mesmo concluiu um inquérito recente do IBOP Inteligência, realizado no Brasil. Conheça algumas das conclusões do estudo e siga as nossas dicas para uma casa mais segura.

Os dados do estudo revelam que 76% dos inquiridos que afirmaram ter ou já ter tido um animal de companhia não fizeram nenhuma alteração ou mudança em casa para receber o animal, como por exemplo, proteger as janelas.

Além disso, apenas 16% dos entrevistados admitiu ter alguma atenção com os perigos domésticos, como restringir o acesso do animal a objetos e ambientes que possam colocar em risco a sua saúde.

Entre as principais causas de acidente apuradas pelo estudo contam-se: quedas de lugares altos, como janelas (17% cães e 22% gatos) e problemas com ingestão de substâncias tóxicas, como produtos de limpeza, higiene, remédios ou plantas.

A pesquisa destaca que a maioria dos inquiridos não tem ainda o hábito de utilizar medicamentos veterinários de forma preventiva. O inquérito revela que apenas 47% fazem desparasitação externa (aplicação de produtos contra pulgas e carraças) dos seus animais, cumprindo os prazos previstos. Os restantes ou não fazem ou só aplicam o medicamento quando é identificado o problema no animal.

Para o estudo, conduzido pelo IBOP Inteligência, empresa especialista em estudos de mercado, foram realizadas 2002 entrevistas, em mais de 140 municípios brasileiros. A intenção da iniciativa é alertar a população para a importância da detenção responsável, num país onde o número de animais domésticos ronda atualmente os 139,3 milhões.
 
Como preparar a casa

Este estudo chama acima de tudo a atenção para a importância de evitar acidentes domésticos com animais de companhia. Deixamos-lhe algumas dicas que o poderão ajudar a preparar a sua casa para um ambiente mais seguro.

·         Proteja todas as janelas, certificando-se que não há espaços por onde o animal possa passar.

·         Certifique-se que as plantas que tem em casa não são tóxicas. Caso alguma seja, coloque-a em locais mais altos ou inacessíveis ao animal.

·         Mantenha medicamentos em caixas fechadas, dentro de armários ou gavetas. Nunca os deixe ao alcance do animal.

·         Guarde todos os produtos de limpeza dentro de locais fechados. Baldes com produtos ou roupas de molho devem ficar em locais elevados.

·         Nunca deixe alimentos em locais que o animal consiga alcançar.

·         Não permita o acesso a locais sem proteção, como varandas ou terraços não protegidos.

Lembre-se que os acidentes acontecem. Faça tudo para evitá-los.