Doenças infeciosas do cão

Os cães, tal como nós, também adoecem. É importante estar atento aos sinais de alerta. As doenças infeciosas são doenças transmissíveis a outros animais e que são provocadas por agentes patogénicos como bactérias, vírus e fungos. No cão, as doenças infeciosas mais comuns são:
 
Esgana

A esgana é uma doença infeciosa transmitida por um vírus da família Paramixovirus e do género Morbillivirus que afeta principalmente os cães jovens.

É uma doença que se transmite através das secreções de um animal infetado e que apresenta sintomas respiratórios, digestivos e neurológicos.
O seu controlo baseia-se na prevenção através da administração de vacinas e do controlo sanitário (desinfeção) do local onde se encontram os animais infetados.

Parvovirose

parvovirose é uma doença provocada pelo Parvovirus canino. Afeta principalmente cães jovens, imunodeprimidos, cães que ainda não tenham completado o programa de vacinação ou que não tenham as vacinas em dia.

Transmite-se principalmente por via oral, através da ingestão/contacto com as fezes dos animais contaminados. Manifesta-se, principalmente, por sintomatologia gastrointestinal, como vómitos e diarreia.

Um diagnóstico rápido da doença pode ser determinante no sucesso do tratamento. No entanto, a mortalidade é elevada.

A forma de prevenção é conseguida através da administração de vacinas e do controlo sanitário dos locais onde estiveram animais infetados.

Leptospirose

leptospirose é uma doença provocada por bactérias da família Leptospira. O contágio dá-se através do contacto com a urina de animais infetados (os roedores são um dos principais reservatórios - animais contaminados que transmitem a doença).

A leptospirose pode ser transmitida ao Homem. Apresenta como principais sintomas apatia, vómitos, fezes e urina com sangue, que são comuns a outras doenças tornando o seu diagnóstico difícil.

O diagnóstico precoce pode fazer a diferença na sobrevivência do animal.

A leptospirose pode ser prevenida pela administração de vacinas, pela higiene e desinfeção do local onde se encontram animais contaminados e pela desinfestação e eliminação de roedores e de outros reservatórios.

Tosse do canil

tosse do canil é uma doença provocada por vários vírus.

A transmissão da doença ocorre por via aérea (através do contacto com animais contaminados). Entre os principais fatores de risco contam-se a alta densidade de animais num pequeno espaço assim como uma má ventilação.

Tem como principal sintoma uma tosse seca característica em que parece que o cão se está a engasgar ou que tem qualquer objeto preso na garganta. Por vezes os ataques de tosse são tão fortes que podem provocar o vómito.

É uma doença que, se não ocorrer na sua forma mais forte, pode terminar sem auxílio de medicação em alguns dias.

A tosse do canil é muito contagiosa pelo que os animais infetados devem ser isolados.

Como formas de prevenção podem ser administradas vacinas, isolar os animais infetados, desinfetar os locais onde estão os animais infetados, diminuir a densidade de animais e melhorar a ventilação em locais fechados.

Hepatite infeciosa

hepatite infeciosa é uma doença infeciosa transmitida por um Adenovírus tipo I, através das secreções de animais infetados (saliva, fezes, urina).

Muitas infeções provocadas por este vírus não apresentam sintomas ou começam com febre que evolui para outros sintomas comuns a várias doenças, pelo que o seu diagnóstico nem sempre é fácil.

Alguns dos sintomas provocados são anorexia, dor abdominal, vómitos, diarreia, entre outros. O diagnóstico rápido é fundamental para o sucesso do tratamento.

O controlo da hepatite infeciosa é feito através da vacinação.

Doença de Lyme

doença de Lyme é uma doença provocada por bactérias da família Borrelia. É transmitida através de carraças contaminadas. Afeta não só os cães como outras espécies, incluindo o Homem.

Manifesta-se por febre, prostração, aumento dos gânglios linfáticos, inflamação das articulações e, menos frequentemente, alterações cardíacas, renais, oftalmológicas e neurológicas.

A prevenção pode ser realizada através do controlo e eliminação de carraças e roedores.

Raiva

A raiva é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso central. Se não for devidamente tratada, pode levar à morte em poucos dias.
É transmitida através da dentada de um animal contaminado.
Apresenta como principais sintomas: paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo, depressão mental, agitação, sensação de mal-estar, febre, salivação intensa e contrações da garganta e do aparelho vocal.
A prevenção da raiva é realizada através de campanhas de vacinação dos mamíferos.