Como alimentar o meu gatinho?

Tem um gatinho novo em casa. Uma das primeiras preocupações passa pela forma correta de alimentá-lo. Saiba o que deve e não deve fazer.
Os gatos são “petiscadores”, fazendo frequentemente pequenas refeições (16 a 20 refeições diárias), pelo que devem ter o alimento sempre à disposição. Tendo em conta este tipo de hábitos alimentares, uma alimentação seca será a ideal pois não se deteriora por ficar no comedouro durante o dia.

Leia sempre as indicações dadas na embalagem do alimento do seu gato no que diz respeito à dose recomendada. Lembre-se que a informação disponibilizada é um apenas um ponto de partida e que o mais importante é a manutenção de uma condição corporal saudável no seu gatinho.

Os gatos, regra geral, fazem uma boa gestão da quantidade de alimento ingerida. O que não impede que, por vezes, tenham mais olhos do que barriga. Caso verifique que o seu gatinho está a ficar com excesso de peso ou mesmo obeso, aconselhe-se junto do seu médico veterinário.

Certifique-se que o comedouro utilizado é suficientemente baixo e confortável. O ideal será um comedouro em cerâmica ou plástico, pois alguns gatinhos não reagem bem aos reflexos dos metálicos.

O que devo dar ao meu gatinho para beber?

Garantir a hidratação do seu gatinho é tão importante como alimentá-lo adequadamente. A hidratação é especialmente importante caso tenha optado por um alimento seco.

Assegure o fácil acesso a água limpa e fresca. Caso o seu gatinho lhe pareça distante relativamente à água, escolha um bebedouro de maiores dimensões, pois existem alguns animais que não gostam que os bigodes entrem em contacto com os bordos.

Saiba que após o desmame os gatinhos não necessitam de leite na alimentação. Por isso, não o utilize como substituto da água. Mesmo o leite especialmente formulado para gatinhos deve ser encarado como alimento e não como uma bebida. Se dá leite ao seu gatinho, certifique-se que é um leite adequado.