Apoio a Associações

Programa:

Portugal tem mais de 200 associações de proteção e defesa animal. Na sua grande maioria, trata-se de associações de acolhimento e adoção. Recolhem animais que as pessoas abandonam ou que se encontram na rua, cuidam deles e tentam promover a sua adoção.

Como temos verificado no terreno, a grande maioria recorre exclusivamente a voluntariado, tendo estruturas deficitárias, poucos voluntários e falta de meios para gerir convenientemente os abrigos.
O programa de apoio a associações pretende ajudar a desenvolver as competências e as capacidades destas organizações, para que possam desempenhar o melhor possível as suas atividades. O objetivo final é melhorar a qualidade de vida dos animais que se encontram nestas associações, bem como nos grupos de apoio animal que tenham como finalidade a recolha de animais.

Essa meta é atingida promovendo a vacinação, esterilização e desparasitação destes animais. Ao mesmo tempo, o programa pretende oferecer às associações ferramentas de gestão que lhes permitam divulgar de forma generalizada os animais que se encontram disponíveis para adoção. Essas ferramentas servem também para dar a conhecer eventos e outras notícias, contribuindo para melhorar o funcionamento e financiamento destas entidades.
Apoiamos, também, estas associações nas iniciativas de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais, nomeadamente organizando duas vezes por ano grandes campanhas de recolha, em que participa o conjunto das associações nacionais.

Para poder receber estes tipos de apoio as associações devem fazer prova do tipo de entidade que são e mostrar-se disponíveis para cumprir as regras definidas pela Animalife para cada situação.

Objectivos Gerais:

- Tornar possível uma melhor qualidade de vida para os animais que estão a cargo das associações.

- Contribuir para o aumento do número de adoções.

- Levar a que as associações possam ajudar mais animais, conseguindo que estes encontrem mais rapidamente uma nova família, e aumentando assim a rotatividade dos abrigos.

- Promover em quem lidera as associações a aquisição de competências que tornem mais fácil levar a cabo o seu trabalho.

- Facilitar o acesso das associações a campanhas de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais.

Testemunhos

  • Carina Lombo, Vice-Presidente da SPAD

    “A Animalife faz um trabalho de excelência”

  • Quintinha ABC

    O nosso obrigado à Animalife, por nos ter ajudado num momento de aflição!